sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Tecnologia precisa estar presente na sala de aula

             Utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é a maneira mis fácil de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth  Bianconcini de Almeida, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC - SP ).
             Segundo Beth Almeida, defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda  no aprendizado dos alunos.
               Devemos incluir no curriculo escolar as diferentes tecnologias digitais, pois as mesmas fazem parte de das novas linguagens que fazem parte do cotidiano dos alunos e escolas. É necessário que a escola tenha disponível tecnologia na sala de aula. Pode ser um pequeno  laboratório na sala de aula ou um computador por aluno.
              Os telefones celulares já são amplamente acessíveis e oferecem muitas possibilidades didáticas - o trabalhocom fotos, filmagens,mensagens e mesmo com a internet, mas a maioria das escolas prefere poibi-los, pois os alunos, com seu celular, podem fazer o registro daquilo que encontram numa pesquisa de campo.Podem trabalhar documentários em vídeos. Isso precisa estar integrado ao conteúdo.
               A tecnologia potencializa o trabaalho com diversas mídias,com imagens e textos. Facilita a cópia, o plagio. O bom é que , assim como silplifica a fraude , também facilita a detecção.  
             

Um comentário: